Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, disse que os dois países devem pensar o futuroda Usina Hidrelétrica de Itaipu para os próximos 50 anos. Segundo ele, o acordo entre Brasil e Paraguai sobre os aspectos econômicos da usina binacional deve ser finalizado ainda este ano. “Estou muito otimista de que as negociações possam ser concluídas muito rápidas”, disse Peña.
Segundo o presidente eleito, o objetivo é construir uma visão conjunta dos dois países sobre o futuro da hidrelétrica. O Tratado de Itaipu, assinado em 1973 pelos governos de Brasil e Paraguai, fala que, depois de 50 anos, o anexo C, que estabelece os termos financeiros, deve ser rediscutido.
“Quando o acordo foi assinado, o objetivo foi construir, operar e pagar a dívida de Itaipu, o que foi feito. A obra foi construída, opera corretamente e a dívida foi paga totalmente. Hoje, temos que falar qual é o novo papel que vai ter para os próximos 50 anos”, disse Peña, ao sair do encontro com Lula no Palácio da Alvorada.
O presidente eleito do Paraguai dizque acredita ser possível manter as condições de compra do excedente de energia pelo Brasil. Atualmente, cada país tem direito a metade da energia produzida pela usina, mas o Paraguai usa apenas cerca de 15% do total. Pelo tratado, o Brasil tem preferência de compra da energia excedente dos paraguaios.
“O Paraguai não está buscando uma política rentista, está buscando uma política desenvolvimentista. O Paraguai quer desenvolverseu país, temos muita gente jovem que quer trabalhar. Estamos buscando uma política econômica que vá gerar emprego, e a ideia não é mudar o emprego do Brasil para o Paraguai”, disse Peña.
O encontro entre Lula e Peña tratou de uma agenda ampla de integração global, regional e bilateral entre os dois países. Foram discutidos temas de cooperação na área de segurança, econômica, passagem de fronteira e também a melhoria da cooperação na área de investimentos para a região. Lula já confirmou a presença nas cerimônias de posse presidencial do paraguaio, em Assunção, no dia 15 de agosto.
Outro assunto tratado na reunião, segundo Peña, foi a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. “Estou muito otimista que o presidente Lula, como presidentepro temporedo Mercosul vai levar essa negociação de maneira muito exitosa”, disse Peña.
Nas redes sociais, Lula disse que gostou muito da reunião. “Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum”, declarou o presidente brasileiro.
Ver essa foto no Instagram* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Veja tambémSESSÃO DA CÂMARA Sete indicações são aprovadas na 13ª Sessão Ordinária de 2025
POLÍTICA CPI das Bets prende empresário por falso testemunho no Senado
URGENTE ! Alexandre de Moraes determina prisão imediata de Fernando Collor
DEBATE ADIADO Câmara decide adiar debate sobre urgência do PL da Anistia
POLÍTICA Lula sanciona leis para proteção de direitos das mulheres
NOVAS REGRAS Após caso Joca, Senado aprova regras para transporte aéreo de animais
Canaã dos Carajás, PAAtualizado às 23h0223°Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
24° Sensação0.12 km/h Vento98% Umidade do ar100% (2.21mm) Chance de chuvaAmanhã (02/05)Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasAmanhã (03/05)Mín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsasMais lidas1Brasil - Há 2 dias Vídeo: onça ou leopardo? Cachorro é atacado enquanto dono olhava celular A cena gerou grande repercussão nas redes sociais e por sorte, o animal não morreu. Confira!2Política - Há 7 dias Cúpula do INSS é afastada por suspeita de fraude bilionária3Cidades - Há 7 dias Publicação internacional destaca gastronomia de Belém como uma das melhores do mundo4Política - Há 6 dias Alexandre de Moraes determina prisão imediata de Fernando Collor5Mundo - Há 5 dias Último adeus ao Papa Francisco acontece neste sábado (26); saiba tudo sobre o funeralBastidores da Política CPI das Bets prende empresário por falso testemunho no Senado
Mundo dos Famosos Mario Frias defende Cauã Reymond: 'ser homem virou crime'
Tecnologia e Games Cuidado! Golpe do falso app redireciona transferência via Pix
Mundo dos Esportes Aventura e adrenalina: Trilha do Cristalino acontece neste domingo (20)
Parauapebas - PA Prefeitura de Parauapebas firma acordo com a UFRA para fortalecimento da cacauiculturaCanaã dos Carajás - PA Sete indicações são aprovadas na 13ª Sessão Ordinária de 2025Rio Maria - PA Vídeo: ciclista não consegue frear e atinge coluna de bar em Rio MariaPacajá - PA Maranhense é assassinado com tiro no olho, em Pacajá