As fontes de energia renováveis e naturais são fundamentais para a preservação do meio ambiente. Com a proximidade da COP 30 em Belém, o Governo do Pará tem investido em obras cada vez mais sustentáveis.
Mais um importante avanço para o mercado de gás natural no Estado: começaram, em Barcarena, as obras no sistema de distribuição que interliga a Companhia de Gás do Pará à Usina Termelétrica Portocem Geração de Energia S.A.
Localizada no Porto de Vila do Conde, a UTE será conectada ao sistema de distribuição da Gás do Pará, o que permitirá o fornecimento de gás natural (GN), essencial para a operação da Usina.
Com uma capacidade de geração de 1,2 gigawatts (GW), a UTE, cuja energia será disponibilizada no Sistema Interligado Nacional, terá um papel estratégico na geração e distribuição de eletricidade para o país, consolidando o município de Barcarena como um importante polo energético.
O início das obras para interligação representa mais um marco no fortalecimento da cadeia de gás natural no Pará. "Este é um momento importante para o desenvolvimento do setor de energia no Estado, com perspectivas de impulsionar ainda mais a economia local e atrair novos investimentos", destaca o diretor-presidente da Companhia, Fernando Flexa Ribeiro.
"A cada ampliação dos serviços, reforçamos o compromisso da Companhia em seguir as diretrizes do governador, Helder Barbalho, e da vice-governadora, Hana Ghassan, transformando a matriz energética da indústria em uma energia mais limpa e sustentável, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 no meio ambiente", acrescenta Fernando Flexa Ribeiro.
O gás natural chega ao Pará na forma liquefeita (GNL), em navios metaneiros provenientes da empresa norte-americana New Fortress Energy. A partir disso, o GNL é transportado por gasodutos até à estação de recebimento da Gás do Pará, localizada no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, onde é processado e, em seguida, distribuído para atender às demandas das indústrias locais.
“Essa transição, que já impacta positivamente Barcarena, não se limitará a esse polo industrial. Municípios como Marabá, Juruti, Oriximiná e a Região Metropolitana de Belém também serão beneficiados com o fornecimento do GN”, comenta o diretor-presidente.
A ampliação da infraestrutura de distribuição promete levar os benefícios do gás natural para outras regiões do Estado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a modernização da matriz energética paraense, em consonância com a preparação para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em 2025.
SOMBRAS DE MEDELLÍN Polícia Civil do Pará prende quatro suspeitos de homicídio e ligação com tráfico internacional
COMBATE AO TRÁFICO Três homens são presos com 200 kg de cocaína em Barcarena
TRAGÉDIA Paraense está entre os mortos em capotamento de ônibus em MG
ACIDENTE Estrutura de galeria de grãos desaba e deixa cinco feridos em Barcarena
Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado
Bastidores da Política Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
Mundo dos Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Mundo dos Famosos Silvânia Aquino anuncia saída da Calcinha Preta após 25 anos
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta!