Canaã realiza primeira conferência municipal para discutir políticas públicas para a pessoa idosa
Cerca de 400 cidadãos participaram do evento
28/03/2025 19h52
Por: RedaçãoFonte: ASCOM/PMCC
Foto: Diego Barbosa
“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, esse é o tema escolhido pelo Governo Federal, tratado durante a 1ª Conferência Municipal Dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nos dias 26 e 27 de março em Canaã dos Carajás. O encontro aconteceu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Cecon) e teve objetivo de formular e avaliar políticas que serão levadas à Conferência Nacional em novembro de 2025.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Segundo a presidente do conselho, Meire Marques, o evento foi um momento precioso, com debate e troca de experiências. O legal tem sido a participação popular que está bem ativa”, afirmou.
Foto: Diego Barbosa
Palestrante do evento, a presidente estadual do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Cunha, falou da relevância das conferências municipais. “Esse espaço possibilita que os nossos idosos, ainda em vida, que têm vontade de viver, estejam participando desses momentos democráticos. Principalmente, porque eles, poucas vezes, podem mostrar o que querem e desejam”, afirmou.
Foto: Diego Barbosa
A secretária de Desenvolvimento Social, Agna Maria, celebrou a conclusão dos trabalhos. “Tivemos aqui dois dias intensos de participação popular e a intenção é construir políticas que promovam o bem-estar da pessoa idosa. Em Canaã, temos uma rede de serviços e queremos ampliá-la levando em consideração a vontade e a opinião dos nossos usuários”, afirmou.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população em 2023 é de 77 079 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Segundo o censo, foi a cidade que mais cresceu no Brasil, quase triplicando a sua população entre 2010 e 2022. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município t