O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), iniciou nesta terça-feira (22) a campanha Abril Verde, voltada à promoção da saúde e segurança dos profissionais da unidade hospitalar, visando principalmente a prevenção de acidentes e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que acabam tendo reflexos positivos na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.
A programação começou às 8h30, na área externa do HGT, quando a presidente da Cipa, Marayza Nunes, destacou a relevância das práticas de segurança no ambiente hospitalar. "Essa campanha tem o propósito de promover maior conscientização sobre a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Precisamos reforçar o uso correto dos EPIs e fortalecer a cultura de segurança entre os profissionais da saúde, que cuidam dos usuários", disse Marayza Nunes.
Eficácia- Segundo Letícia Santana, técnica em Segurança do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, "o uso correto dos EPIs é uma das formas mais simples e eficazes de prevenir acidentes e proteger a vida. É preciso consciência, responsabilidade e atenção constante às orientações de segurança".
Em alusão ao Abril Verde foi destinado um espaço para registro fotográfico dos participantes, e durante a programação especialistas do Hospital ministraram palestras sobre hábitos saudáveis na rotina profissional e pessoal.
Aprovação- Maria Lúcia Ribeiro de Freitas, 61 anos, natural de Palmares, distrito de Tailândia, acompanha seu esposo, Antônio de Freitas, 66 anos, nas sessões de hemodiálise. Ela assistiu à palestra sobre a temática do "Abril Verde". "Eles são bem atenciosos e trabalham com os equipamentos certinho, e demonstram cuidado tanto com a própria saúde quanto com a dos pacientes. Isso é muito importante para que a gente se sinta segura. Eles também são seres humanos e precisam estar com a saúde em dia, principalmente para cuidar bem da saúde do próximo”, disse Maria Lúcia.
A nutricionista Julianne Albuquerque abordou a importância de manter uma alimentação equilibrada e seus reflexos diretos na saúde dos trabalhadores, além de práticas de autocuidado que contribuem para o bem-estar.
Houve ainda uma dinâmica sobre identificação dos EPIs adequados para cada função. Os participantes vestiram um manequim com os equipamentos corretos, conforme os riscos de sua área de atuação.
Atualmente, o HGT conta com 321 profissionais ativos, que atuam em regime de turnos, com funcionamento 24 horas, a fim de garantir a continuidade e a qualidade dos atendimentos prestados à população. Ações de segurança são realizadas continuamente com esses profissionais, para garantir a integridade física por meio da prevenção de acidentes no ambiente hospitalar. As ações práticas prosseguem até quarta-feira (23).
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo INDSH (Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99395-4813.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva