Nesta quarta-feira, 21 de maio de 2025, a partir das 8h, será realizado o Tribunal do Júri da Comarca de Canaã dos Carajás (PA), que levará a julgamento o réu Clébio Brandão da Silva.
O caso, que tramita na Justiça desde 2014, teve origem em um inquérito policial instaurado pela Delegacia de Polícia Civil de Canaã dos Carajás, para apurar o homicídio de Enivaldo Lourenço da Silva, ocorrido nas dependências do Clube Samambaia. Enivaldo era irmão de Otávio Lourenço da Silva, conhecido popularmente como “Otavim”, um dos pioneiros e figuras mais conhecidas da cidade.
Segundo os autos, no dia do crime, os irmãos se encontravam no clube quando foram surpreendidos por atiradores. Houve luta corporal com um dos agressores, mas apenas Enivaldo foi assassinado durante a ação criminosa.
A sessão será presidida pela Juíza de Direito da Vara Criminal da Comarca, Dra. Liana da Silva Hurtado Toigo. A acusação ficará sob responsabilidade do Promotor de Justiça Titular de Canaã dos Carajás, Dr. Emerson Costa de Oliveira.
Na defesa do réu atuarão as advogadas Dra. Betania Maria Amorim Viveiros, de Parauapebas, e Dra. Karina Lima Pinheiro, ambas habilitadas para a atuação em plenário do Júri.
Com um desfecho aguardado há quase 11 anos, o caso que ganhou ampla repercussão na época volta à tona em um momento em que Canaã dos Carajás passa por um acelerado crescimento urbano. Apesar de ser considerada uma cidade relativamente tranquila, os índices de violência têm apresentado elevação. A expectativa da sociedade é de que a justiça seja devidamente feita.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva