Quarta, 25 de Junho de 2025 04:57
94992727888
Política COOPERAÇÃO

Brasil e Interpol fecham acordo contra crime organizado

Parceria prevê operações conjuntas, intercâmbio de dados e apoio à modernização de órgãos de segurança pública na América Latina

09/06/2025 20h22
Por: Redação Fonte: DOL
A medida busca estabelecer bases para ampliar a cooperação entre os países | Ricardo Stuckert/PR
A medida busca estabelecer bases para ampliar a cooperação entre os países | Ricardo Stuckert/PR

O governo brasileiro firmou, nesta segunda-feira (9), uma declaração de intenções com a Interpol para reforçar ações conjuntas no enfrentamento ao crime organizado internacional. O documento foi assinado durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sede da organização, em Lyon, na França.

A medida busca estabelecer bases para ampliar a cooperação entre os países, com foco na desarticulação de redes criminosas transnacionais, no apoio à modernização de estruturas de segurança pública e no intercâmbio de dados operacionais e de inteligência.

Segundo o governo federal, a declaração também abrange ações voltadas à proteção de grupos vulneráveis e ao respeito aos direitos humanos nas atividades policiais.

Foco na criminalidade transnacional

Durante o evento, Lula destacou que crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas e delitos cibernéticos exigem respostas coordenadas entre os países. Segundo ele, a articulação de grupos criminosos em escala global é um dos desafios da segurança pública contemporânea.

O presidente defendeu maior integração internacional no combate à lavagem de ativos financeiros e ressaltou que ações isoladas não são suficientes para enfrentar estruturas criminosas com atuação em múltiplos territórios.

Brasileiro comanda a Interpol

Desde novembro de 2024, a Interpol é comandada por um brasileiro. O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito secretário-geral da instituição, que reúne 196 países. É a primeira vez que um representante de um país em desenvolvimento ocupa o posto.

Lula afirmou que a presença de Urquiza no comando da organização reforça a credibilidade das instituições brasileiras na atuação contra crimes transnacionais. O presidente também destacou o papel da Interpol como articuladora de iniciativas conjuntas no combate ao crime.

Criação de força-tarefa internacional

Urquiza anunciou a formação de uma nova força-tarefa voltada ao enfrentamento de organizações criminosas na América do Sul. O grupo terá participação de especialistas da Interpol, com acesso a bases de dados, recursos tecnológicos e informações operacionais.

A iniciativa foi definida a partir de encontros com chefes de polícia da região, realizados em Brasília no mês anterior. O objetivo da força-tarefa é enfraquecer as estruturas de comando dos grupos criminosos e interromper seus fluxos financeiros.

Atuação global da Interpol

A Interpol atua na investigação de crimes como tráfico de armas, tráfico de pessoas, crimes ambientais, exploração sexual infantil e delitos cibernéticos. De acordo com Urquiza, somente em 2023, os bancos de dados da organização foram acessados mais de 8 bilhões de vezes por agências de segurança em todo o mundo.

Na área de exploração sexual infantil, a Interpol afirma ter resgatado, nos últimos anos, mais de 48 mil vítimas e identificado mais de 18 mil autores desses crimes.

Reconhecimentos e encerramento da agenda

Durante o evento, Lula recebeu uma medalha da Interpol como reconhecimento por sua atuação em temas relacionados à segurança internacional. O presidente condecorou Valdecy Urquiza com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grande Oficial.

O compromisso na sede da Interpol encerrou a agenda de Lula na França. Nos dias anteriores, o presidente participou de reuniões com autoridades francesas, assinou acordos bilaterais e integrou eventos relacionados à cultura, saúde e meio ambiente. A comitiva retorna ao Brasil com chegada prevista para a noite desta segunda-feira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
As últimas informações sobre a política no Brasil, no Estado e nos Municípios, além de notícias dos bastidores.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 03h02
21°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 34°

21° Sensação
1.05 km/h Vento
70% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 22° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (27/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Chuvas esparsas