O atleta paraense Willian Rafael, de 16 anos, conquistou a medalha de prata na luta greco-romana (até 48 kg) nos Jogos da Juventude Caixa, realizados em Brasília (DF). Esta é a primeira medalha da delegação do Pará no segundo bloco da maior competição multiesportiva do país para jovens de 14 a 17 anos, promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Os atletas contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).
Na final, Willian enfrentou o representante do Rio de Janeiro, que levou o ouro. Apesar da derrota, o jovem atleta celebrou a conquista histórica em sua estreia nos Jogos. “Estou muito feliz. É a minha primeira vez nos Jogos da Juventude e já conquistei uma medalha de prata para o Pará. Vou continuar treinando para trazer mais conquistas. Amanhã temos a disputa por equipes e acredito que será mais uma grande oportunidade”, afirmou.
No feminino, a lutadora Amanda Nascimento, também de 16 anos, disputou a medalha de bronze na categoria até 73 kg, estilo livre. Apesar da derrota, a atleta valorizou a experiência. “Estou feliz por voltar aos jogos e desta vez disputar o terceiro lugar. Infelizmente não consegui, mas seguimos motivados para a disputa em equipe”, destacou.
Nas demais modalidades, os resultados do Pará foram equilibrados:
No quadro geral, o Pará ocupa a 23ª colocação, com duas medalhas conquistadas até agora: uma de prata e uma de bronze.
Delegação paraense e valorização do esporte
A delegação do Pará é composta por 61 atletas, que disputam as modalidades de basquete, futsal, vôlei de praia e wrestling. Os Jogos da Juventude seguem até o dia 25 de setembro, reunindo cerca de 4.700 jovens atletas de todo o Brasil.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, parabenizou os atletas e ressaltou a importância da participação. “O resultado do Willian é motivo de muito orgulho para todos nós. É a prova de que o talento do Pará está presente em diversas modalidades, inclusive na luta olímpica. Cada atleta que participa dos Jogos da Juventude representa não só o seu esporte, mas todo o nosso Estado. Esse evento é fundamental porque oferece experiência, intercâmbio e crescimento para os jovens, além de abrir portas para o futuro do esporte paraense”, destacou.
ESPORTES MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
ESPORTES Brasil é tricampeão na Copa do Mundo por equipes de taekwondo na China
TURISMO ESPORTIVO Mangueirão integra Rota Turística do Futebol do Mercosul e reforça o Pará como potência cultural e esportiva da América do Sul
ESPORTE E LAZER Marabá sedia etapa final do Circuito Paraense de Skate Street 2025 neste fim de semana
ESPORTE Ninho do Urubu: famílias de jovens criticam “falha grave da Justiça
CIRCUITO RADICAL Velocross e o Torneio de Paintball, emoção em dose dupla em Canaã dos Carajás
Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado
Bastidores da Política Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
Mundo dos Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Mundo dos Famosos Silvânia Aquino anuncia saída da Calcinha Preta após 25 anos
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta!