Neste domingo (21), o Pará voltou ao pódio dos Jogos da Juventude Caixa. O atleta Ravi Botega, de 15 anos, garantiu a medalha de bronze na categoria de até 55 kg do judô, após vencer a disputa contra o representante do Maranhão.
Antes da cerimônia de premiação, os atletas participaram de um bate-papo com o embaixador dos Jogos, o jogador de voleibol Bruninho Rezende, medalhista olímpico, que compartilhou sua trajetória no esporte e deixou uma mensagem de incentivo aos jovens.
O Pará está sendo representado neste terceiro e último bloco – iniciado neste domingo (21) – nas modalidades de badminton, taekwondo, judô, vôlei e handebol. A competição segue até o dia 25 deste mês.
O atleta Ravi Botega destacou a conquista. “Estou levando essa medalha para o meu Estado, para a minha família e minha academia, que sempre me ajudam muito e torceram muito por mim nesse dia de hoje. E eu só tenho a agradecer por ter conseguido essa medalha. Treinei muito. Eu esperava, porque treinei todos os dias, várias vezes no dia, e acho que cada treino valeu a pena”, disse o judoca.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, ressaltou a importância do resultado para o judô e para o esporte paraense: “Essa conquista do Ravi mostra que o Pará está revelando talentos e tem potencial para crescer ainda mais no cenário nacional. Cada medalha é fruto de muito esforço, mas também do apoio que o governo do Estado, por meio da Seel, tem dado ao esporte. Isso nos enche de orgulho e nos motiva a continuar investindo para que mais jovens possam alcançar seus sonhos”, afirmou.
O treinador Pedro Garcia ressaltou o grau de dificuldade da competição. “A gente tem que entender que essa competição é uma das mais fortes da categoria. Trouxemos uma equipe de 15 atletas e hoje as categorias mais leves participaram. Tivemos três atletas disputando medalha e conquistamos uma. Acho muito grandioso sair daqui, no primeiro dia de competição, com um pódio. Amanhã tem mais disputas, e acredito que o judô ainda vai buscar resultados positivos para o nosso Estado”, disse o técnico.
Até agora, o Pará soma sete medalhas conquistadas:
• Futsal feminino: ouro da 3ª divisão, com acesso à 2ª divisão;
• Basquetebol feminino: bronze;
• Ciclismo: bronze na prova de velocidade feminina;
• Wrestling: prata na luta greco-romana individual;
• Wrestling: dois bronzes por equipes (greco-romana e estilo livre);
• Judô: bronze na categoria até 55 kg, com Ravi Botega.
No quadro geral de medalhas, o Pará ocupa a 22ª colocação.
ESPORTES MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
ESPORTES Brasil é tricampeão na Copa do Mundo por equipes de taekwondo na China
TURISMO ESPORTIVO Mangueirão integra Rota Turística do Futebol do Mercosul e reforça o Pará como potência cultural e esportiva da América do Sul
ESPORTE E LAZER Marabá sedia etapa final do Circuito Paraense de Skate Street 2025 neste fim de semana
ESPORTE Ninho do Urubu: famílias de jovens criticam “falha grave da Justiça
CIRCUITO RADICAL Velocross e o Torneio de Paintball, emoção em dose dupla em Canaã dos Carajás
Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado
Bastidores da Política Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
Mundo dos Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Mundo dos Famosos Silvânia Aquino anuncia saída da Calcinha Preta após 25 anos
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta!