Canaã dos Carajás segue se destacando em nível nacional pela implementação de ações inovadoras e humanizadas. Nesta semana, o município sediou o 1º Seminário Municipal de Políticas de Cuidados, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), em parceria com o CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde e a Mineradora Vale.
O evento intersetorial, realizado nos dias 23 e 24 de outubro, na Câmara Municipal, reuniu representantes de diversas secretarias, conselhos municipais, entidades parceiras e sociedade civil, que debateram temas relacionados à Política Nacional de Cuidados, instituída pela Lei nº 15.069, de 23 de dezembro de 2024, e regulamentada pelo Decreto nº 12.562, de 23 de julho de 2025.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Agna Maria, Canaã dos Carajás se torna referência por ser o primeiro município do Brasil a realizar o seminário. “Estamos muito felizes, porque somos o primeiro município do país a realizar o Seminário da Política de Cuidado. Essa é uma lei nova, e o decreto que a regulamenta também é recente. Isso mostra o quanto a gestão municipal está comprometida com o bem-estar das pessoas e com a construção de uma sociedade mais justa e cuidadora”, destacou.
A secretária reforçou ainda que o evento reflete uma das principais diretrizes da gestão municipal. “Falar de cuidado é falar da essência da nossa gestão. Temos reafirmado, em todas as ações, o compromisso de cuidar das pessoas. Já aplicamos essa política na prática, seja no atendimento aos usuários, seja na valorização e capacitação dos nossos servidores, porque cuidar de quem cuida também é essencial”, afirmou.
Programação diversificada e participativa
A programação do seminário contou com dois dias de atividades, com palestras, mesas de debate e grupos de trabalho, abordando temas como o marco conceitual do cuidado no Brasil, os desafios para a conquista do universalismo progressivo e sensível às diferenças, e o reconhecimento dos cuidados nas políticas setoriais locais.
Entre os destaques da programação estiveram as participações de Alice Brandão, Diana Delgado, Débora Garcia, Rosária, Ana Garcia e outros profissionais convidados que contribuíram com debates sobre as perspectivas do cuidado nas áreas da saúde, educação, habitação e assistência social.
No segundo dia, o foco foi o controle social e o papel dos conselhos municipais, com falas de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMSA), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEAN) , Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Mulher (CMDM), Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), além da formação de grupos de trabalho que apresentaram propostas voltadas a diferentes públicos, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores do cuidado.
O evento encerrou com um momento de integração e agradecimento, reforçando o compromisso de Canaã dos Carajás com a implementação de políticas públicas que promovam a equidade, inclusão e o cuidado coletivo.
LOA DE 2026 Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
EDUCAÇÃO Canaã dos Carajás celebra premiação de alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa
SESSÃO DA CÂMARA Câmara aprova medidas de urbanização, segurança escolar e inclusão social
OPERAÇÃO Homem é preso por tráfico de drogas em Canaã dos Carajás
EDUCAÇÃO Prefeitura divulga lista dos selecionados para o Curso de Inglês da Casa da Juventude
NOVEMBRO AZUL A importância de vencer o preconceito e cuidar da saúde masculina
Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado
Bastidores da Política Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
Mundo dos Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Mundo dos Famosos Silvânia Aquino anuncia saída da Calcinha Preta após 25 anos
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta!