Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE), deflagrou mais uma fase da operação “Gabarito Final”, com o objetivo de cumprir 40 mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos localizadas em Belém e Região Metropolitana.
Os alvos são investigados por integrarem uma associação criminosa envolvida em fraudes no concurso público para a Guarda Municipal de Marituba, realizado no dia 20 de julho deste ano. Entre eles, estão estudantes e agentes da Guarda Municipal do Estado.
De acordo com o delegado Joubert Cândido, as investigações começaram a partir de denúncias anônimas. “A partir das informações recebidas, foi realizado um trabalho de inteligência para verificar a veracidade das informações e, em seguida, instaurado um inquérito policial para iniciar as investigações”, explicou.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos celulares, que serão enviados para a perícia.
Segundo o delegado Mhoab Khayan, da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, os suspeitos utilizavam microaparelhos eletrônicos durante as provas para receber mensagens com o conteúdo das respostas. “Esses dispositivos eram usados de forma discreta, permitindo a comunicação durante o exame e comprometendo a lisura do certame”, explicou.
A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Divisão de Homicídios (DH), da Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), da Superintendência Regional do Baixo Tocantins e da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DENARC).
O delegado Ricardo Rosário, titular da DIOE, ressaltou que as investigações continuam. “O trabalho da Polícia Civil segue de forma contínua para identificar e responsabilizar todos os envolvidos nesse tipo de fraude, garantindo a transparência e a credibilidade dos concursos públicos”, afirmou.
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema fraudulento.
VIOLÊNCIA Três pessoas ficam feridas em atentado a tiros em Altamira
XINGUARA Corpo de contador desaparecido é encontrado enterrado no quintal da própria casa em Xinguara
TRAGÉDIA Motociclista morre em acidente na zona rural de Parauapebas
MISTÉRIO Mão humana é encontrada durante operação policial no Marajó
LATROCÍNIO Suspeito de ter matado dono de fábrica de velas em Ananindeua é preso em Joinville
POLÍCIA Em atitude suspeita, homem é preso com drogas na cueca em Marabá Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado
Bastidores da Política Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
Mundo dos Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Mundo dos Famosos Silvânia Aquino anuncia saída da Calcinha Preta após 25 anos
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta!