O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito nesta terça-feira (4) presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado.
A comissão irá apurar a estruturação, expansão e funcionamento do crime organizado com foco na atuação de milícias e facções.
Nas redes sociais , Contarato destacou os 27 anos de experiência como delegado e afirmou que o combate ao crime organizado deve ser uma das maiores prioridades do Estado brasileiro.
"Não apenas porque ameaça a paz e o sossego de cada trabalhador e trabalhadora neste país, mas porque corrói as estruturas da nossa democracia, compromete a confiança da população nas instituições e alimenta um ciclo de medo, desigualdade e impunidade", ressaltou o senador.
"Assumo a missão de presidir a CPI do Crime Organizado com humildade e com um compromisso inegociável: investigar com independência, transparência e coragem. Será uma comissão para ir até o topo da cadeia criminosa, para identificar e responsabilizar não apenas os executores, mas também os líderes, financiadores e cúmplices que lucram com a violência e a corrupção."
O colegiado será composto por 11 senadores titulares e sete suplentes que terão o prazo de 120 dias para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de facções e milícias no país.
Caberá aos senadores investigar o modus operandi (modo de operar) das organizações criminosas, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região, “bem como as respectivas estruturas de tomada de decisão, de modo a permitir a identificação de soluções adequadas para o seu combate, especialmente por meio do aperfeiçoamento da legislação atualmente em vigor.”
Com informações da Agência Senado.
LOA DE 2026 Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
POLÍTICA Nova fase da Sem Desconto atinge núcleo principal dos desvios no INSS
Política Governadores de oposição pedem mais 1 mês para discutir PL Antifacção
POLÍTICA Derrite quer mudança na condução de audiências de custódia
SESSÃO DA CÂMARA Câmara aprova medidas de urbanização, segurança escolar e inclusão social
POLÍTICA Motta defende relator do PL Antifacção e comenta papel da PF Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado
Bastidores da Política Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
Mundo dos Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Mundo dos Famosos Silvânia Aquino anuncia saída da Calcinha Preta após 25 anos
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta!