Neste sábado, 28, a Fundação Hemopa reúne um time de peso para celebrar o carnaval da solidariedade e da conscientização sobre a importância da doação de sangue, especialmente nesse período do ano, quando a demanda pelo estoque técnico do Hemocentro aumenta devido ao feriado de Momo. E é quando entra na avenida o bloco dos voluntários, que ajudam a garantir uma festa tranquila para quem vai cair na folia e também para quem precisa de doações regulares.
O pátio frontal da sede do Hemopa, em Batista Campos, vai se transformar em uma grande concentração carnavalesca com a participação das Escolas de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, Império do Samba Quem São Eles, A Grande Família, a bateria da Fundação Curro Velho, além da participação de caravanas solidárias, das torcidas de Remo e Paysandu, e de grupos voluntários como o Artcosplay, do estabelecimento de ensino Grau Técnico Belém Centro.
A ação é uma prévia do lançamento da campanha de doação de sangue de carnaval, que este ano destaca o tema “Neste carnaval, ganhe nota 10 no quesito solidariedade. Salve vidas. Doe sangue”, que se estenderá de 1° a 28 de fevereiro, nas 11 unidades da hemorrede estadual, com a finalidade de abastecer o estoque de sangue e garantir o atendimento pleno das solicitações transfusionais de mais de 200 hospitais públicos e privados no Estado.
A campanha de carnaval será realizada nas unidade de coleta de sangue em Belém, Santarém, Castanhal, Marabá, Redenção, Capanema, Abaetetuba, Altamira e Tucuruí. A programação carnavalesca deste sábado, 28, na sede do Hemopa, será de 9h as 12h, no estacionamento frontal, com entrada pela Avenida Serzedelo Corrêa.
O que é preciso para doar sangue
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Chuva