Criado em 12 de outubro de 1974, e elevado à condição de Batalhão no dia 14 de janeiro de 2020, o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) é considerado uma referência no País em detecção de entorpecentes, essencial às ações de combate ao narcotráfico, e em busca e captura. Hoje, o efetivo policial é de 75 homens e 33 cães, estes distribuídos nas seguintes categorias: 13 cães operacionais; dois de faro de explosivos; cinco de faro de narcóticos; um de demonstração e nove filhotes em treinamento para faro.
Recentemente, nasceu a primeira ninhada, com oito cães, na nova maternidade do BAC, sendo sete da raça Pastor-belga-malinois (quatro machos e três fêmeas) e um Rottweiler. O comandante da tropa especial, major Allan Sullivan, afirma que o investimento feito pelo Estado na construção e estruturação de um espaço de saúde para os animais resultará em economia, e contribuirá para um treinamento mais célere, a fim de preparar um efetivo maior em menor tempo.
Pioneirismo- Tropa de segundo e terceiro esforço subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME/PM-PA), o BAC é especializado ainda missões em radiopatrulhamento tático. Realiza um trabalho pioneiro, integrado ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), de varreduras de explosivos. "No último ano foram mais de 20 ações desse tipo, uma demanda que aumentou muito nos últimos anos, com foco em situações de assalto a banco no interior, e grandes eventos na capital, como visita de autoridades. Há uma normativa internacional que obriga a varredura com cães, e ainda não há máquina que substitua o faro do cachorro", detalha o major Allan Sullivan.
Há 33 anos trabalhando como adestrador de cães, o sargento Humberto Guimarães garante o treinamento para a ação policial incentiva uma relação de amor e carinho entre treinador e animal. "É uma moeda de troca durante a própria preparação, e que faz com que se crie uma ligação entre um e outro. O uso dos cães na segurança pública traz muitos benefícios. A modernidade chegou, e os cães não foram substituídos", enfatiza o policial.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva