Foi realizado neste sábado (11), o 1º evento do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, na UsiPaz Professor Amintas Pinheiro, localizada no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, em parceria com as Manas Digitais, projeto que ensina programação em escolas públicas e promove a presença de mais mulheres em carreiras de tecnologia na região amazônica, e com a Niar@ Tech, que é projeto voltado para o público infantojuvenil para área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A ação teve como objetivo dar visibilidade ao papel e às contribuições das mulheres na ciência e na tecnologia, já que a data comemorativa busca reafirmar e fortalecer a participação de jovens mulheres na área científica. Com o circuito de duas palestras e três oficinas, ministradas por mulheres do segmento tecnológico, o evento visou garantir uma maior representatividade feminina, com o intuito de reduzir a situação de vulnerabilidade social provocada pela desigualdade de gênero e permitir o empoderamento econômico e social das moradoras do bairro do Icuí-Guajará.
“Ações como essa são extremamente importantes para a comunidade e territórios. Esperamos que elas sejam uma forma de inspiração para futuras gerações, combatendo a desigualdade de gênero e que assim promovam a inclusão e a diversidade na tecnologia e na ciência, fortalecendo ainda mais a cidadania nos bairros”, informou o secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando.
A organizadora do evento, integrante do grupo Niar@ Tech, e também professora de Programação e Robótica do complexo de Ananindeua, Jacqueline Teixeira, explicou que a ação traz possibilidades para quem quer seguir a carreira na área tecnológica ou até mesmo conhecer esse ramo, até então dominado pelo público masculino. “Trazer essas mulheres para dentro da área científica é mostrar que vai muito além de só se inserir no mercado de trabalho”, explicou Jacqueline.
Jacqueline também contou o que a inspirou, como mulher, a entrar no âmbito da tecnologia. “No decorrer da minha vida, tive muitas professoras as quais me inspiraram, tanto na área técnica quanto na graduação. Hoje faço mestrado na universidade federal e ter mulheres na área mostram para gente que também podemos. As Manas Digitais são um exemplo de mulheres que são inspiradoras para outras mulheres e até meninas”, acrescentou a organizadora.
Texto:Aline Seabra/Nucom Seac
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva