A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou o I Encontro dos Diretores de Unidades Penitenciárias do Pará. Na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do Centro de Treinamentos de Instrução Especializadas (Ciesp), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, ocorreu o 1º Ato de Reconhecimento aos Diretores das Unidades Penitenciárias. O evento, que contou com a presença do secretário Marco Antonio Sirotheau e demais gestores da Seap, prossegue na terça-feira (14) com reunião para alinhar os direcionamentos para 2023. A Secretaria intensifica o trabalho voltado à ressocialização dos custodiados, a partir do tema “Conquistando novas histórias”.
O encontro foi aberto com a exibição de um vídeo institucional que inclui depoimentos de várias autoridades do Poder Judiciário e Ministério Público do Estado (MPE), destacando o importante papel dos diretores das unidades. Houve homenagens das promotoras Daniella Dias e Carmen Burle, e do promotor Edivar Cavalcante Lima, do MPE, e dos juízes Caio Marco Berardo, de Marabá; Flávio Lauande, de Santarém, e José Godinho Soares, da Vara de Execução Penal.
O titular da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), João Barbosa, ressaltou que as unidades premiadas se destacaram em 2022 nos eixos: Reinserção, Segurança e Assistência. Foi premiado também o Gestor Destaque, nas categorias Diretor, Coordenador Administrativo e de Segurança, valorizando as boas iniciativas e reconhecendo a eficiência do trabalho realizado.
“O evento representa o início de um projeto maior, que busca reconhecimento e valorização de boas práticas de gestão, enaltecendo as unidades, gestores e servidores que apresentaram melhor desempenho em termos de eficiência, efetividade e eficácia na prestação do serviço público”, ressaltou João Barbosa.
Marco Sirotheau adiantou que na reunião de amanhã (14) serão tratadas questões relativas à segurança e reinserção, a principal meta da Secretaria. “Vamos alavancar a reinserção dentro da Seap, e pra que isso aconteça temos de colocar nosso objetivo para todos os diretores”, reiterou.
Destaques– As unidades penitenciárias que se destacaram no eixo Segurança foram os Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II) e o CRPP V, ambos administrados pelo sargento PM Jefferson Luiz Leite da Silva. O destaque no eixo Assistência foi o Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC), considerada uma unidade modelo na área de educação, já que dos 95 internos atuais, 93 estudam, do ensino fundamental ao superior. O prêmio foi entregue ao diretor Elielves Lopes Furtado.
A unidade que se destacou no eixo da Reinserção Social foi a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), prêmio entregue ao diretor Arnaldo de Melo. Outros sete servidores foram contemplados como Destaque Individual 2022 - diretora Karla Cristianne Azevedo, da Central de Triagem da Cidade Nova; diretor Jefferson Leite, do CRPP II e CRPP V; diretor Alécio Janunes Neto, da Cadeia Pública de Redenção, e o diretor Abdolins Xavier, do CRMO, pelo tempo de serviço.
A coordenadora de Administração/Gerência do Complexo Penitenciário de Marabá, Neura Maria Silva Trindade, e o coordenador de Segurança do CRPP V, William de Oliveira Nogueira, também foram agraciados, assim como os diretores da sede, Nacib Braun Jordy, titular da Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI), e Larissa Beltrão, titular da Diretoria de Licitações, Contratos e Convênios (DLCC).
O diretor Jefferson Luiz Leite da Silva falou sobre a importância do evento e do reconhecimento da Seap aos servidores. “Não só pra mim, como diretor, mas para a unidade e os nossos servidores. Isso engrandece, enaltece e motiva o servidor a se empenhar mais para manter os protocolos. Ter o secretário aqui hoje, reconhecendo todo esse trabalho da unidade, é muito importante para todos”, acrescentou Jefferson Leite.
Texto: Márcio Sousa – NCS/Seap
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva