Sábado, 29 de Março de 2025 10:58
94992727888
Polícia “ANJO DA GUARDA”

Polícias Científica e Civil atuam no combate a crimes de abuso infantil na internet

Polícia Científica do Pará realiza operação contra abuso sexual infantil, apreendendo dispositivos e identificando responsáveis por material ilegal.

26/03/2025 06h53
Por: Redação Fonte: DOL
A operação foi concentrada na Região Metropolitana de Belém | (Amanda Monteiro/Ascom PCE-PA)
A operação foi concentrada na Região Metropolitana de Belém | (Amanda Monteiro/Ascom PCE-PA)

A Polícia Científica do Pará, por meio da Gerência de Perícias em Informática (GPI), integrou a terceira fase da Operação Anjo da Guarda na manhã desta terça-feira (25). A ação, realizada nos municípios de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém, teve coordenação da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DICCC) da Polícia Civil e buscou identificar responsáveis pelo armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet.

Em Marituba, a perícia identificou um dispositivo contendo esse tipo de conteúdo em um celular pertencente a um adolescente. Segundo a delegada Géssica Araruna, as investigações começaram com indícios de aliciamento de menor e produção de material ilegal. Com o avanço do caso, um mandado de busca foi expedido para o endereço do suspeito. No local, um celular contendo arquivos relacionados foi encontrado. O adolescente foi encaminhado à delegacia para os procedimentos necessários.

Três aparelhos telefônicos foram apreendidos e levados à DICCC para análise. O perito criminal da GPI, Luiz Fernando Luz, informou que um laudo preliminar será elaborado para determinar a existência de flagrante, considerando a idade dos envolvidos.

A atuação dos peritos busca recuperar provas, mesmo quando há tentativas de ocultação de arquivos. Conforme explicou um dos peritos envolvidos, ferramentas e softwares forenses permitem a recuperação de dados apagados, auxiliando na identificação dos responsáveis.

A delegada Lua Figueiredo, titular da DICCC, ressaltou que a investigação foi iniciada com base em registros de armazenamento de grande volume desse tipo de conteúdo associado a contas de e-mail. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a presença dos peritos foi fundamental para a identificação dos envolvidos e a realização de eventuais prisões em flagrante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belém - PA

Belém - Pará

Sobre o município
Belém, frequentemente chamado de Belém do Pará, é um município brasileiro e capital do estado do Pará, inicialmente fundada em 12 de janeiro de 1616 como o povoado colonial português Feliz Lusitânia por capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, às margens da Baía do Guajará e do então igarapé do Piry na atual região Norte do Brasil, estando a cerca de 2 120 km da capital federal, Brasília. É o município mais populoso do Pará e o segundo da região Norte com uma população de 1 398 531 habitantes.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 10h02
24°
Neblina

Mín. 22° Máx. 27°

25° Sensação
0 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (14.5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (31/03)

Mín. 21° Máx. 30°

Chuva