Com o aumento nas tarifas de energia e o uso constante de aparelhos elétricos, economizar na conta de luz se tornou uma preocupação real para as famílias brasileiras. E um dos principais responsáveis pelo consumo elevado pode estar na sua cozinha: a geladeira.
Mesmo essencial no dia a dia, o eletrodoméstico funciona 24 horas por dia e, quando utilizado de forma incorreta, pode pesar significativamente no orçamento.
Um dos hábitos mais comuns, e prejudiciais, é abrir e fechar a porta com frequência, o que obriga o motor a trabalhar mais para manter a temperatura interna estável.
Esse simples gesto pode representar até 10% do consumo total da geladeira, especialmente em modelos mais antigos, que chegam a consumir cerca de 150 kWh por mês. Ao longo de um ano, esse desperdício pode resultar em mais de R$ 100 a mais na conta de luz, segundo especialistas em consumo energético.
Além disso, estudos apontam que abrir a porta várias vezes por curtos períodos causa mais impacto no consumo do que deixá-la aberta por um tempo contínuo. Isso ocorre por conta dos repetidos choques térmicos, que exigem maior esforço do motor para resfriar o interior do aparelho.
Planeje antes de abrir: evite abrir a porta sem necessidade e saiba exatamente o que vai pegar;
Organize os alimentos: manter tudo visível e acessível ajuda a reduzir o tempo com a porta aberta;
Revise a borracha de vedação: se estiver gasta ou danificada, o ar frio escapa e o consumo aumenta;
Desobstrua as saídas de ar: isso melhora a circulação interna e mantém a eficiência do aparelho;
Regule a temperatura: evite deixar o termostato em níveis muito baixos, especialmente no inverno.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 33°
Chuva