O funeral oficial do Papa Francisco acontece neste sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, marca o fim de três dias de velório e o início do Novemdiales, período de nove dias de luto e orações pela alma do pontífice.
O caixão do Papa Francisco foi selado na última sexta-feira (25), após três dias de velório na Basílica de São Pedro, onde mais de 250 mil fiéis passaram para prestar suas últimas homenagens, segundo o Vaticano. O velório foi encerrado ao público, e o rito de selamento do caixão começou às 20h (15h de Brasília).
Ao todo, 200 mil pessoas estarão na cerimônia deste sábado, entre fiéis e autoridades de diferentes partes do mundo. Entre os líderes já confirmados estão Emmanuel Macron (França), Volodymyr Zelensky (Ucrânia), príncipe William (Reino Unido) e Donald Trump (EUA). O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva também está em Roma e compareceu ao velório do pontífice na sexta-feira (25).
A cerimônia seguirá os rituais tradicionais do Vaticano, com algumas adaptações expressamente solicitadas por Francisco. O corpo será sepultado em um único caixão de madeira, revestido com zinco, diferente do ritual tradicional que envolve três caixões (de cipreste, chumbo e carvalho). Após a missa pública na Praça de São Pedro, o corpo do pontífice será levado em um cortejo pelas ruas de Roma até a Basílica de Santa Maria Maior.
Francisco será sepultado diante do altar externo da igreja, em uma cerimônia fechada ao público. Com isso, ele se tornará o primeiro Papa em mais de um século a não ser enterrado nas criptas do Vaticano. Essa decisão havia sido anunciada por ele ainda em 2023: “Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção pela Virgem”, declarou à imprensa.
Durante a missa, serão lidas passagens dos Atos dos Apóstolos, da Carta de São Paulo aos Filipenses e do Salmo 23: "O Senhor é meu Pastor e nada me faltará". O Evangelho escolhido é o de João, em que Jesus pergunta a Pedro se ele o ama, indicando a missão pastoral confiada ao apóstolo.
Na homilia, o cardeal Battista Re deve refletir sobre a trajetória de Francisco, seus valores e o legado deixado à Igreja, além de orientar os cardeais sobre o perfil desejado para o próximo Papa. A missa será encerrada com o rito “Ultima Commendatio et Valedictio”, momento solene de despedida. O caixão será aspergido com água benta e serão colocados os selos do cardeal camerlengo, da Casa Pontifícia, do Escritório de Celebrações Litúrgicas e do Capítulo Liberiano.
⏰ Sábado
⏰ Domingo
5h30 - Missa dos Novemdiales
O túmulo de Papa Francisco estará aberto à visitação pública permanente a partir de domingo (27/04). Às 10h30 (5h30 no horário de Brasília) será celebrada a segunda missa dos Novemdiales, com celebrações diárias até o encerramento do período de luto.
A missa será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Vaticano no YouTube, além de emissoras como BBC, NBC, CBS, e no Brasil pela TV Globo e GloboNews.
Com a conclusão dos ritos fúnebres, o Vaticano se prepara para iniciar o conclave, processo que elegerá o novo líder da Igreja Católica. A primeira sessão deve ocorrer no dia 6 de maio, com a participação de 135 cardeais eleitores.
Pelas normas tradicionais, o conclave deve começar entre 15 e 20 dias após o falecimento do papa. No entanto, desde fevereiro de 2013, quando o Papa Bento XVI renunciou, há uma flexibilização que permite antecipar a data caso todos os cardeais com direito a voto já estejam presentes no Vaticano. Por outro lado, o início da eleição também pode ser adiado, em casos excepcionais, por motivos graves.
Entre os nomes mais cotados para suceder Francisco estão Matteo Zuppi (Itália), Pietro Parolin (Secretário de Estado do Vaticano) e Luis Antonio Tagle (Filipinas)
Francisco faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos. Segundo informações divulgadas pelo Vaticano, o pontífice sofreu complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
O corpo do pontífice estava vestido com casula vermelha, mitra branca e sapatos pretos. Um rosário foi amarrado em suas mãos, e conforme a tradição, um véu de seda branca foi colocado sobre o rosto. Também foram inseridas no caixão uma bolsa com moedas e medalhas cunhadas durante seus 12 anos de pontificado.
Francisco será o primeiro papa em mais de um século a não ser sepultado nas criptas do Vaticano. Fiel à sua visão de uma Igreja mais simples e próxima dos humildes, ele escolheu como local de descanso a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma — igreja que frequentava regularmente para orações.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Chuva