O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, incluiu o açaí no cardápio dos pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). A iniciativa faz parte das ações de humanização e sustentabilidade, que buscam aproximar a alimentação hospitalar dos hábitos regionais, valorizando a cultura e o bem-estar dos usuários.
Os caroços do açaí, alimento que faz parte da rotina dos paraenses, foram colhidos dos próprios açaizeiros cultivados no Hospital, cuidadosamente tratados e batidos para o consumo dos pacientes.
Internado há 52 dias após sofrer uma descarga elétrica, Wellington Oliveira, 26 anos, natural do município de Acará, na região nordeste do Pará, comemorou a novidade servida nesta sexta-feira (24). “Eu tomo açaí todos os dias em casa. Quando vi que ia ter aqui também, meu dia ficou até mais alegre. É algo que faz parte da nossa vida, e isso muda o nosso ânimo”, contou Wellington, mostrando no sorriso sua alegria.
Quem também aprovou a iniciativa foi Carlos Ramires, 20 anos, de Castanhal (Região Metropolitana de Belém), que está há 100 dias em tratamento devido a um acidente. “O açaí é parte da nossa cultura. Receber aqui no hospital foi muito bom, porque a gente se sente mais perto de casa. É uma lembrança boa do nosso dia a dia”, afirmou.
Pediatria - A ação também encantou os acompanhantes e pacientes pediátricos. Amanda Santos, 23 anos, mãe de Mirela Santos, 2 anos, contou que a filha ficou animada ao receber o alimento com o almoço. “A Mirela ficou toda feliz. Ela adora açaí e foi muito bonito ver a alegria dela aqui dentro do hospital”, disse a mãe.
De acordo com a coordenadora de Nutrição do HMUE, Sueanne Pacheco, oferecer o açaí na alimentação hospitalar vai além do agrado ao paladar. Segundo ela, é uma forma de cuidado integral. “A nutrição hospitalar também pode acolher. Inserir alimentos que fazem parte da rotina e da memória afetiva dos pacientes contribui não só para a recuperação física, mas também para o bem-estar emocional. O açaí é um símbolo da nossa cultura, e traz esse conforto”, destacou.
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência é referência em alta complexidade e integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende principalmente vítimas de traumas e queimaduras.
BELÉM Confira o clima previsto para Belém nos próximos dias de COP 30
FUTEBOL Vice-governadora destaca protagonismo do Pará em lançamento de programa ambiental da CBF na COP30
INOVAÇÃO VERDE Pará e BID firmam primeira garantia multilateral para restauração florestal no Brasil, durante a COP30
COP 30 BELÉM Marcha Global por Saúde e Clima termina em tumulto na COP30 em Belém; vídeo
CAPITAL BRASILEIRA Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
COP30 Vila COP é entregue e reforça infraestrutura de hospedagem para a Conferência do Clima em Belém
Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado
Bastidores da Política Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
Mundo dos Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Mundo dos Famosos Silvânia Aquino anuncia saída da Calcinha Preta após 25 anos
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta!