A campanha novembro azul traz como principal proposta a conscientização e prevenção do câncer de próstata. O número de diagnósticos da patologia aumentou em 32% de 2020 a 2024 no Brasil em pessoas com até 49 anos de idade, segundo dados do Ministério da Saúde.
De modo geral, a neoplasia se forma após a produção inadequada e exagerada de células que se multiplicam no corpo e formam um tumor que afeta a próstata, glândula que fica localizada abaixo da bexiga. A doença é a segunda que mais acomete homens depois do câncer de pele.
O diagnóstico tardio pode ser perigoso. Por isso, é fundamental que o paciente inicie os exames preventivos, já que a idade pode ser um fator para o aparecimento da doença. “Quanto mais idoso, maior a chance de ter câncer de próstata. Mas a gente já começa a fazer o rastreio a partir dos 45, 50 anos”, alerta Emília Susume, urologista da Hapvida.
O câncer de próstata apresenta fatores de risco que devem ser observados, como alerta Susume. “Sedentarismo, obesidade e genética. Se você tem histórico de câncer na família com pai, irmão, irmã, tem muito mais chance de ter a doença também”, afirma.
Adotar uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos e controle de peso podem reduzir o risco para o aparecimento da doença. “Se alimentar de maneira adequada, inserindo alimentos à base de licopeno (pigmento de cor vermelha e antioxidante) ajuda na diminuição do risco”, orienta.
Da mesma forma que as mulheres, os homens também precisam olhar com mais atenção para a própria saúde e isso envolve um enfoque integral. Não basta apenas a realização de exames preventivos, mas também o cuidado e a conscientização da importância de se adotar práticas salutares na rotina diária.
“O novembro azul vai muito além do combate ao câncer de próstata. Ele envolve muito mais que isso e chama a atenção para o cuidado da saúde do homem. Todos esses cuidados, como diminuir a obesidade e o consumo de alimentos ultraprocessados, adotar uma alimentação correta, praticar exercícios físicos e mais que isso, cuidar da saúde mental são importantes para uma saúde holística”, afirma a especialista.
Além das medidas acima descritas pela especialista, outros cuidados também podem ser adotados:
SAÚDE Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
SAÚDE Fiocruz vai ampliar produção de kits diagnósticos para o SUS
NOVEMBRO AZUL A importância de vencer o preconceito e cuidar da saúde masculina
SAÚDE Canaã supera capitais e é destaque nacional em vigilância em saúde
SAÚDE Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos
HIV Anticorpo neutraliza 98% das variantes do HIV, aponta pesquisa Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado
Bastidores da Política Canaã dos Carajás discute orçamento de R$ 2,078 bilhões para 2026
Mundo dos Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Mundo dos Famosos Silvânia Aquino anuncia saída da Calcinha Preta após 25 anos
Tecnologia e Games Gmail : vazamento de 183 milhões de senhas. Veja logo sua conta!