A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) iniciou nesta terça-feira (24) o primeiro módulo do curso sobre a Nova Lei de Licitações - Fase Preparatória e Contratação Direta, com base nas alterações instituídas pela Lei n° 14.133/2021 ao processo de compra e contratação de serviços pelo poder público. Na ocasião, lançou o novo Manual de Fase Preparatória e Dispensa Eletrônica, com modelos padronizados de minutas, com ênfase na didática simples e completa, já disponível no site da PGE para acesso livre e download.
“A Nova Lei de Licitação veio para modernizar os processos de contratação do Estado. Então, é muito importante que a gente corra para capacitar os nossos agentes, para que eles a utilizem da melhor maneira possível. As dúvidas e incertezas sobre a nova lei ainda são muito grandes. Queremos com esse curso disseminar o conhecimento jurídico por meio de manuais e outras ferramentas”, explicou a procuradora-geral do Estado em exercício, Adriana Gouveia.
A programação começou as 09 h, no auditório “Desembargadora Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos”, no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), em Belém, reunindo 350 servidores estaduais.
O curso prossegue até quarta-feira (25), capacitando servidores da administração direta e indireta, e dos setores jurídicos e de compras do governo estadual. O evento é promovido pela Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), órgão vinculado à PGE.
Fase preparatória- Neste primeiro momento, a capacitação aborda temas relacionados à fase preparatória e à contratação direta de serviços, conforme determina a Lei de Licitações (NLLC), prevista para vigorar a partir de 1º de abril deste ano.
“Como a Lei de Licitações é muito extensa, com vários tópicos, a gente separou por matérias. Esse primeiro curso vai tratar especificamente da fase preparatória das contratações, como também das dispensas de licitação. A PGE, principalmente nos últimos anos, após a criação da nossa Escola Superior da Advocacia Pública, tem dado ênfase e ocupado um lugar de protagonismo nesse ensino jurídico para os servidores públicos do Estado, promovendo várias capacitações na área. Esse treinamento não será o único. Ele é o início dessa capacitação, visando aprimorar os servidores nessa área de licitação”, explicou Adriana Gouveia.
Lei de licitações- A Lei n° 14.133/2021 - Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC) - foi sancionada no dia 1º de abril de 2021, em substituição à Lei nº 8.666/1993, responsável por estabelecer normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços e compras, entre outros procedimentos, no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Ferramenta- O Manual de Fase Preparatória e Dispensa Eletrônica, em formato virtual, trata dos processos de contratação pública e também da dispensa eletrônica, servindo como ferramenta especialmente para as áreas de compras e unidades que prestam apoio a este serviço.
“Através desta ferramenta, que também é destinada aos setores jurídicos e a todos que prestam apoio à área de compras, assim como aos setores demandantes, esperamos poder instruir melhor estes profissionais para um planejamento mais eficiente, com compras públicas cada vez mais vantajosas à administração estadual”, complementou Gustavo Monteiro. De acordo com o procurador, esse é o primeiro manual a ser lançado sobre o que determina a NLLC.
“O Manual engloba, nesse primeiro momento, a fase preparatória e a contratação direta pela nova lei de licitação. É um manual muito prático. Pedimos que os servidores acessem o documento e o utilizem, porque ele já está no site da PGE”, informou Adriana Gouveia.
Além da procuradora-geral em exercício, estiveram presentes à abertura do evento, o procurador do Estado e coordenador Jurídico da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), Gabriel Perez, e o procurador do Estado e coordenador do Jurídico da Secretaria de Comunicação (Secom), Gisleno da Cruz.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Chuva