O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promove em seu ambiente em saúde uma comunicação inclusiva, especialmente aos usuários surdos e seus acompanhantes. O diálogo torna-se humanizado após as aulas práticas e teóricas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) proporcionadas pela instituição aos seus colaboradores, desde 2018.
Em 2023, as aulas com o conteúdo de Libras já iniciaram e são ministradas por dois tradutores/intérpretes do CIIR, Géssica Pimentel e Fernando Lima, que fazem parte do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
“As aulas são para todos os colaboradores, tanto os ouvintes quanto os surdos. O CIIR atende as quatro especificidades em deficiência, que são visual, intelectual, física e auditiva. Portanto, temos que fazer valer o ‘I’ de inclusão que a instituição possui em seu nome. Ainda, trabalhamos bastante a questão de acolhimento, logo, não tem como oferecer um serviço em saúde sem acolher o usuário da forma correta”, pontua Géssica Pimentel, facilitadora na ação.
Na última etapa do treinamento de Libras em serviço, a aprendizagem chega à conversação na prática, sendo ministrada pelo colaborador surdo, Luã Tavares, que aborda a estrutura gramatical da língua.
“Imagina você chegar em algum lugar e tentar comunicação, mas não conseguir porque a grande maioria não entende e não sabe a sua língua. É ruim vivenciar isso porque a autoestima fica abalada, o lado psicológico é afetado. Por isso, disponibilizamos este apoio nos atendimentos, melhorando a comunicação com o usuário. Devemos ter em mente que a Libras é uma Língua, assim como, o português, inglês, francês”, detalhou a profissional, complementando que o treinamento é permanente, ou seja, de acordo com o planejamento do NEP, todos os anos será ofertado.
"Nunca imaginei um dia aprender Libras. Aprendi, e hoje, de forma efetiva, sei que a minha assistência é fundamental. Já consegui contornar várias situações em que um profissional não estava compreendendo os sinais de um usuário no atendimento. É gratificante”, relata em tom emocionado, o auxiliar administrativo Antônio Lima, que atua diretamente no atendimento aos reabilitandos no Serviço de Atenção ao Usuário (SAU).
Estrutura -O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
Serviço:O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.
Texto:Pallmer Barros/Ascom CIIR
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Chuva