“Eu perdi todos os móveis planejados que tinha feito para minha loja, todos os meus documentos, colchão, sofá. Mas o que mais me preocupava era a saúde do meu filho de dois aninhos”. O desabafo da empreendedora Lucélia Gaia, 30 anos, se soma aos relatos das mais de 4 mil pessoas atingidas pela forte chuva que inundou grande parte do município de Cametá, na região de integração do Tocantins, no Pará, na madrugada desta segunda-feira (27).
Uma força-tarefa do Governo do Estado, composta por Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Polícia Civil, Cohab e Secretarias de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Articulação da Cidadania (Seac) foi montada para atender a situação de emergência, levando cestas humanitárias e serviços de emissão de documentos.
As famílias atingidas estão sendo cadastradas em diversas escolas do munícipio por uma equipe de voluntários. Com as informações coletadas, a prefeitura de Cametá realiza a triagem para direcionar os recursos e serviços disponíveis.
TerPaz Itinerante -Saindo direto de Marabá, na Região de Integração do Araguaia, para a Região de Integração do Tocantins, a carreta itinerante do Programa TerPaz chegou em Cametá na tarde desta terça-feira (28). Serão prestados serviços de emissão de certidões de nascimento, de óbito e de casamento e de carteira de identidade (RG) já com o cadastro de pessoa física (CPF). São atendimentos necessários para quem perdeu tudo com a chuva. As carretas permanecerão no município até o dia 31.
Serviço
Para realizar a emissão de documentos, basta se dirigir à Estação Cidadania, no centro de Cametá, onde a carreta do TerPaz Itinerante está instalada. O serviço inicia nesta quarta-feira (29) e segue até a quinta-feira (31), no horário das 8h às 17h. Para emissão do Registro Geral (RG), é necessário levar duas fotos 3x4.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva