Com apenas 02 anos de vida, Mikaelly Sophia extravasou toda sua alegria ao ganhar chocolates, brincar com o coelho da Páscoa e receber a visita de dois cachorrinhos, dentro da programação promovida pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no Oeste do Pará. Nesta quinta-feira (06), crianças internadas na ala pediátrica também ganharam ovos de Páscoa e produtos para higiene.
"Hoje, ela se distraiu, brincou, fez coisas diferentes. Para ela, isso é muito importante. E para mim, também. Foi muito gratificante participar", disse a mãe de Mikaelly, Maiane Lira.
Uma das voluntárias se vestiu de coelho da Páscoa para animar mais ainda este momento. "A gente tem esse projeto há 10 anos, e sempre buscamos parceiros para proporcionar a Páscoa com essas crianças. Também vamos presentear outras crianças que fazem tratamento oncológico, mas estão em casa. Pacientes de outras cidades, do interior. Tenho certeza que eles ficam muito felizes, e ajuda muito no tratamento deles. Assim como ajuda muito a gente”, destacou a coordenadora do projeto, Aldenora Andrade.
"A sensação da entrega é de gratidão. Mostrar que estamos perto da sociedade, e prontos para ajudar. Foi muito bonito. Eles são muito animados, e a gente vem trazendo esperança de dias melhores para essas famílias”, afirmou a delegada Raíssa Beleboni.
À tarde, a programação continuou com o casal de musicistas Carla Ruaro e Gustavo Roriz, que apresentou um repertório de músicas regionais. Eles até o leito dos pacientes. “Faz parte da nossa profissão levar a arte para quem, muitas vezes, não tem acesso a ela. Eu espero que nosso trabalho tenha tocado no coração deles, e que a gente tenha trazido um pouco de alegria não só para os pacientes, mas para os pais, acompanhantes e todos os colaboradores do Hospital”, disse a pianista.
Participantes especiais- Outros convidados da Páscoa no HRBA foram “Lucky” e “Sushi”, dois cães levados por representantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (Unama). Por meio do Projeto Pet Terapia, os bichinhos visitaram pacientes internados e os acompanhantes. "O contato com os animais favorece o bem-estar das crianças e ajuda na resposta imunológica. Os animais trazem essa energia positiva pelo contato e carinho. A ideia é trazer mais leveza ao ambiente hospitalar. A maioria, quando vê os cãezinhos, já abre um sorriso, já quer pegar. Procuramos sempre trazer animais dóceis, que tenham facilidade nesse contato”, informou a professora Gisele Seade.
As crianças ainda receberam orelhas de coelho para entrarem, de vez, no clima da Páscoa. Os itens foram produzidos por pacientes da clínica oncológica da unidade, sob a supervisão dos terapeutas ocupacionais.
Pedro Henrique Basílio, 07 anos, gostou de todas as atividades, mas principalmente do ovo de Páscoa que ganhou. "Gostei muito, e já comi o chocolate. Até pedi para a minha mãe comprar mais, que aquele já acabou”, disse o menino.
"A gente agradece a dedicação de todos os parceiros que doaram para fazer a Páscoa dessas crianças mais feliz. É muito importante para todas elas”, frisou a supervisora de Humanização do HRBA, Patrícia Nogueira.
"Lembramos hoje a instituição da Eucaristia e o lava-pés. Nós fizemos também esse gesto, trazendo essa memória no sentido da humildade, já que Jesus Cristo lavou os pés dos discípulos. Para nós, é uma satisfação muito grande poder celebrar esse momento no Hospital”, explicou o padre, que lavou e beijou os pés de 12 pessoas, entre funcionários e usuários.
Alegria e força- A paciente Marília Barros, que faz tratamento oncológico no HRBA, foi uma das escolhidas para o ritual. "Eu me senti muito honrada. Estar na presença de Deus é muito bom. Isso para nós, pacientes, dá uma força muito grande. Nos motiva ainda mais a acreditar, a renovar a nossa fé de que vamos alcançar a nossa cura, que é o que mais desejamos. Eu queria muito participar desse momento, porque foi Jesus que realizou. Encenar esse rito me trouxe alegria e força. É sentir perto de Deus realmente”, declarou Marília.
"A Páscoa é um momento de renascer com as nossas expectativas, nossas esperanças. Isso é muito importante para todos nós. Fico muito feliz com esse momento. Agradeço a todos os nossos colegas, colaboradores, voluntários e, em especial, aos nossos pacientes, que são o nosso grande motivo de estar aqui e fazer tudo isso”, frisou o diretor-geral do Hospital Regional, Éder Lúcio de Souza.
Serviço:O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém, município que fica cerca de 700 km de distância de Belém, capital do Pará.
Texto: Ascom/Hospital Regional do Baixo Amazonas
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva