Promover a troca de experiências e o intercâmbio de informações entre aqueles que estão envolvidos no setor da gastronomia é um dos objetivos do Festival “Tempero de Origem”, que ocorre no próximo sábado (15) e domingo (16), a partir das 10 horas, no Espaço São José Liberto.
O turismo gastronômico, destaque da atividade nos últimos anos e em constante crescimento, recebe atenção especial, já que uma das particularidades do setor turístico é sua capacidade de agregar diversos segmentos produtivos em uma mesma cadeia econômica para geração de valor e desenvolvimento. Hospedagem, alimentação, transportes, logística e produção cultural são apenas alguns exemplos mais conhecidos de setores empresariais que se beneficiam da atividade turística na geração de negócios.
A gastronomia foi contemplada com extensa programação durante os dias do festival, contando com a participação de chefs em aulas cozinha-show abertas ao público em geral.
“É um enorme prazer pode participar de eventos que visam valorizar e dar luz à nossa cultura alimentar. Sou um apaixonado pelo assunto, e sempre que posso, estou envolvido em pesquisas, produção e nesse caso, para dar aula mostrando um pouco dessa rica e complexa cultura”, garante o chef.
Gemaque conta que vai apresentar duas receitas recriadas por ele: um xibé com camarão salgado e um escabeche de peixe com tucupi e leite de coco.
“Acho que o 'Tempero de Origem' é um evento que ajuda muito na valorização interna de nossos produtores e da riqueza de variedade e qualidade que temos, e isso ligado a chefs criativos e talentosos para traduzir esses produtos em pratos, mostrando um pouco da nossa gastronomia muito plural e acaba servindo de material para o turismo”, completa.
Outro aspecto que a cadeia do turismo pode promover é o desenvolvimento da chamada produção associada, que pode no futuro dar origem a marcas coletivas e até mesmo selos de Indicação Geográficas (IG).
“Estudo a matéria pelo menos desde 2017. O trabalho na comunidade foi tema de conclusão do mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, programa de pós-graduação nacional que trata da temática. As mulheres trabalham com o extrativismo de algumas culturas nativas da Ilha do Combu. O carro-chefe é a andiroba. Elas fazem a extração e verticalização da produção, transformando em sabonetes, cremes, repelentes, chás, pomadas”, explica.
Presente também na geração de valor, o cooperativismo será tema de palestra ministrada por Diego Andrade. “Vou direcionar minha palestra com objetivo de mostrar, em especial pela temática da feira, sobre o cooperativismo agropecuário, que produz insumos que fornecem para grandes redes atacadistas, restaurantes, bares. Falar desse ecossistema e fazer um recorte do ramo agropecuário no estado do Pará, o que vem sendo produzido e exportado. E sobre como as pessoas podem acessar esses produtos, assim como fazer para constituir uma cooperativa com foco no público-alvo do 'Tempero de Origem'. O cooperativismo é uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social”, conclui.
O Festival "Tempero de Origem" é um evento do Governo do Pará, com realização Setur e co-participação das secretarias de Estado de Cultura (Secult), de Desenvolvimento Econômico Minas e Energia (Sedeme), de Comunicação (Secom), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Universidade da Amazônia (Unama).
Confira abaixo a programação completa com palestras técnicas, chefs da cozinha-show e apresentações culturais:
Sábado (15)
10h - Abertura da feira de produtores e restaurantes
10h às 10h40 – Palestra “Marca Coletiva (O Caso das Mulheres Extrativistas da Ilha do Combu)” - Paulo de Tarso
11h às 11h40 – Palestra “Cooperativismo como Alternativa de Desenvolvimento Econômico e Social” - Diego Andrade
12h – Show: Karen Tavares
13h às 13h40 – Palestra “Indicação Geográfica da Ilha do Combu para o produto Chocolate” - Alexandre Ferreira
14h às 14h50 - Cozinha- Show: Chef Camila Frota
15h às 15h50 - Cozinha- Show: Chef Shirlen Leal
16 às 16h50 - Cozinha- Show: Chef Cássia Faria
17 às 17h50 - Cozinha- Show: Chef André Costa
18h às 18h50 - Cozinha- Show: Chef Artur Bestene
18h – Show: Alba Maria
Domingo (16)
10h - Abertura da feira de produtores e restaurantes
12h – Show: Carol Araújo e Marcelo Ramos
13h às 13h40: Palestra “Usina da Paz: sala e culinária como instrumento de qualificação e transformação- Daniel Souza
14h às 14h50 - Cozinha-Show: Chef Cesar Augusto
15h às 15h50 - Cozinha-Show: Chef Felipe Gemaque
16h às 16h50 - Cozinha-Show: Chef Lia Rodrigues
17h às 17h50 - Cozinha-Show: Chef Giselle Arouck
18h às 18h50 - Cozinha-Show: Chef Daniela Martins
18h – Show: Dayse Addario
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 29°
Chuva