Com o objetivo de ajudar a comunidade escolar quanto as falsas notícias que tem circulado nas redes nestes últimos dias, a UsiPaz Cabanagem recebeu professores da Escola Estadual Santana Marques na manhã desta quinta-feira (13), para a oficina "Círculo Restaurativo", projeto realizado todas as quintas-feiras na Usina da Paz Cabanagem por meio de convênio com o Tribunal de Justiça do Estado.
As oficinas buscam sensibilizar a comunidade, trabalhando situações de conflito, como as dificuldades no relacionamento familiar entre pais e filhos ou briga entre vizinhos. O objetivo é rever as condutas, e estabelecer o diálogo, garantindo um bom relacionamento.
Segundo o diretor da Escola Estadual Santana Marques, Daniel Soares, os professores ficaram muito abalados com todo o proceso de disseminação dos boatos e a forma como os pais dos alunos reagiram. "Infelizmente nas redes sociais aqui da comunidade, foi dissipada uma informação falsa que levou muitos pais a tentar impedir um pouco do desenvolvimento do nosso trabalho na escola. Isso ocorreu de uma forma muito forte. Então muitos professores, e outros atores do dia a dia da comunidade escolar, se sentiram muito pressionados, o que abalou o emocional deles", afirmou Daniel Soares.
Nós temos um projeto de trazer os pais dos alunos pra dentro da escola, fazer um momento como esse que foi feito com os professores e a comunidade escolar, pra que a gente possa ter esse sentido de tentar entender a busca desse "eu" desse aluno que às vezes pratica a violência. A nossa parte é fazer a prevenção através de um momento de escuta, em que o aluno passa a ser o protagonista da história, e aí a gente vai construindo com ele um momento de harmonia", completou o diretor.
A coordenadora da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira, explica que o projeto já existe e que agora foi direcionado para a comunidade escolar. "Como nós temos esse trabalho com o Tribunal de Justiça, decidimos direcionar para que os professores pudessem experimentar um local diferente do ambiente escolar, que pudessem falar sobre o que eles estão passando, pra que a gente melhore esse ambiente. Pra nós que estamos na coordenação aqui, é muito significativo, por que é a contribuição desse projeto tão maravilhoso que é o TerPaz para a comunidade escolar, em especial do nosso território que é da Cabanagem", avalia.
Para o Secretário de Cidadania (Seac), Igor Normando, "esta é mais uma forma que nossa secretaria está dando nesse momento. É também a nossa resposta para esse problema que está abalando as escolas, os pais e a comunidade de modo geral", concluiu o Secretário.
Texto com colaboração de Matheus Souza
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 29°
Chuva