O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), sedia neste sábado (15) o Simpósio “Autismo do Ensino Básico ao Superior: O Que Falta Para Inclusão?”. Aberto ao público em geral, o evento será no Auditório Paulo Freire, no CCSE, com início as 09 h. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local da programação.
A iniciativa de realizar o Simpósio é do grupo Atenção Multidisciplinar, Orientação e Respeito Para o Autismo (Amora), em parceria com a Uepa. Há aproximadamente 12 anos, o Amora reúne familiares de pessoas com autismo, ativistas profissionais e amigos, que atuam para incentivar o tratamento, a orientação e capacitação para pais e profissionais.
Scheilla Abbud, professora do Departamento de Educação Especializada (Dees), do CCSE da Uepa, abordará o tópico Autismo e Ensino Superior: Conhecer Para Acessibilizar. Segundo a professora, o objetivo é “discorrer sobre os aspectos do TEA que impactam na aprendizagem e na permanência, com êxito no ensino superior. Além disso, pretendo apontar questões que são de cunho de acessibilidade das instituições de ensino superior, e que se constituem como entraves para esses educandos e como os dois aspectos (o TEA e a instituição) sofrem mútuas influências”.
A palestra de encerramento será proferida pela advogada Gisele Costa, que abordará o tema “Direito à Educação Inclusiva”.
Serviço: Simpósio “Autismo do Ensino Básico ao Superior: O Que Falta Para Inclusão?”, no Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará - Travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 29°
Chuva