Para garantir a segurança de quem escolheu permanecer na Região Metropolitana de Belém (RMB) durante o feriado prologando, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou ações ostensivas na Capital e ilhas mais próximas. O objetivo foi inibir e coibir a criminalidade e reforçar a fiscalização no entorno dos balneários e estabelecimentos que recebem grande movimentação nesses períodos, como a Ilha do Combu e Distrito de Mosqueiro. A Operação Dia do trabalhador teve início na última sexta-feira (28) e segue até esta terça-feira (02), com a fiscalização nas estradas.
Dentro do planejamento da “Operação Dia do Trabalhador”, foram estabelecidas ações específicas também para reforçar a prevenção e coibir os crimes na Região Metropolitana de Belém, nos rios e ilhas próximas, que tem um fluxo maior de pessoas em feriados, e também nas estradas que são o principal acesso de quem se desloca ao interior do estado, destacou o Secretário adjunto operacional da Segup, Luciano de Oliveira.
Reforçando a segurança nos rios, uma equipe integrada pelo Grupamento Fluvial de Seguranca Pública (GFLU), Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLU) e Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu) iniciaram o patrulhamento desde o último sábado (29) nos rios que fazem parte da Região Metropolitana de Belém, principalmente, no entorno das ilhas que ficam próximo a Capital, reforçando o policiamento fluvial e ostensivo e mantendo a Delegacia Itinerante em ação, para atender com celeridade qualquer demanda.
Mais de 20 embarcações foram abordadas e inspecionadas no fluxo dos rios e na região das ilhas em frente a Belém, onde ocorre a travessia para muitos restaurantes localizados nas Ilhas, como a do Combu.
Distrito de Mosqueiro
A Ilha de Mosqueiro, que recebe muitas famílias nos fins de semana e feriados prolongados, registrou uma movimentação mais intensa, mas teve a tranquilidade e segurança mantida pelas forças de segurança que reforçaram as ações nas principais praias e vias do distrito. A Seccional Urbana de Policia Civil de Mosqueiro recebeu reforço no efetivo para garantir celeridade e o melhor atendimento para a população que precisasse registrar uma ocorrência ou qualquer orientação.
Fiscalizações - Equipes das Polícias Civil e Militar realizaram ações conjuntas pela orla de Mosqueiro e nos estabelecimentos comerciais, coibindo os crimes de poluição sonora e perturbação de sossego alheio, além da verificação de documentações como alvará de funcionamento. Ao todo, foram fiscalizados 14 locais para a verificação dos aparelhos sonoras. Outros 30 estabelecimentos comerciais também foram fiscalizados no âmbito da Polícia administrativa, dos quais 15 foram intimados para regularização de documentação e licença.
“Lei Seca" - De forma integrada, as Polícias Civil, Militar e Departamento de Trânsito do Estado, estão atuando nas vias de acesso aos municípios, inclusive na entrada e saída da Capital, garantindo um retorno seguro aos que deslocaram aos municípios e balneários no interior como Mosqueiro. As ações visam reforçar a fiscalização viária e autuar condutores que são flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.
A Operação “Dia do Trabalhador” reúne agentes do Departamento de Trânsito (Detran), polícias Militar e Civil, Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações (Ciop), Polícia Científica do Pará (PCE), Guarda Municipal de Belém e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 29°
Chuva