Como parte das comemorações pelos 30 anos do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, nesta quinta-feira (04), um grupo com 25 alunos da Escola Estadual Matheus do Carmo e de jovens atendidos na Usina da Paz Terra Firme, em Belém, tiveram a oportunidade de fazer um passeio ciclístico e conhecer vários espaços da Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral.
O grupo de estudantes constatou a importância dos lagos Bolonha e Água Preta, responsáveis por 60% da água consumida na Região Metropolitana de Belém. Eles também visitaram as instalações do Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), juntamente com a Fundação Lymington, de São Paulo.
Segundo o especialista, as ararajubas aprendem a sobreviver na natureza observando outros pássaros. “Além do alimento fornecido no recinto, elas observam outros animais da área e se acostumam às condições locais. Agora que elas estão demonstrando as suas capacidades, estão devidamente aptas para serem devolvidas ao meio ambiente de forma gradativa. Caso não estejam seguras o suficiente, elas poderão retornar ao viveiro ou, caso contrário, já poderão viver soltas pela natureza”.
Aprendizado– Em sua primeira visita ao Parque Estadual do Utinga, o aluno Antônio Pereira, do 5º ano, aprovou o passeio. “Gostei bastante porque pude andar de bicicleta, queimar algumas calorias e entender a importância dos lagos e dos animais, como as ararajubas. A gente aprendeu que elas estão em risco de extinção, e que aqui ajudam elas a se reproduzirem, para que no futuro haja mais aves”, contou.
A vice-diretora da Escola Estadual Matheus do Carmo, Nayene Oliveira, disse que foi gratificante levar os alunos ao Parque. "Vir com eles para esse laboratório ao ar livre é algo enriquecedor, porque complementa os conteúdos ministrados diariamente em sala de aula, além de ser uma experiência marcante em suas vidas. Amanhã, outra turma da nossa escola virá aqui, e isso para nós é maravilhoso. Espero que outras turmas, assim como a nossa, tenham a oportunidade de conhecer esse paraíso natural”, enfatizou.
A programação do Ideflor-Bio pelos 30 anos do Parque Estadual do Utinga prossegue até domingo (07), em parceria com a Organização Social (OS) Pará 2000, que administra o espaço. Estão previstas para os próximos dias mais visitas guiadas, exposições de pesquisas científicas, feira de produtos naturais, apresentações teatrais, exibição de filmes sobre o meio ambiente, distribuição de cartilhas educativas, corrida comemorativa, soltura de ararajubas, homenagens e entrega das portarias do Conselho Gestor da UC.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 29°
Chuva