Com ênfase nas habilidades, competência e experiência dos profissionais locais, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, abriu nesta segunda-feira (08) a Semana de Enfermagem 2023. O evento prossegue até a próxima sexta-feira (12), e visa reconhecer o trabalho de técnicos e enfermeiros como protagonistas na assistência de pacientes.
Para este ano, o HRAS está com uma programação voltada ao conhecimento dos profissionais da unidade. Durante os cinco dias de evento, os funcionários terão contato direto com as habilidades práticas e teóricas em diversos setores da assistência à saúde.
“Nosso objetivo é estender as habilidades técnicas dos nossos colaboradores, com os demais colegas da instituição. Temos profissionais com vasto conhecimento em áreas específicas e complexas dentro da saúde. Alguns, inclusive, com trabalhos científicos publicados até fora do País. Reconhecer esse conhecimento, e dar o devido destaque aos nossos próprios profissionais, é uma forma de valorizar nossos colaboradores”, observou a enfermeira Adriléia Brito, gerente assistencial.
Programação- Inserção e Manutenção do Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP) nos cuidados neonatais, os desafios da enfermagem como controladora de infecção e o empoderamento do enfermeiro na sala de parto são alguns dos assuntos que serão abordados em workshops, palestras, ações de valorização e homenagens aos profissionais da maior unidade de saúde do Governo do Pará.
A diretora Técnica do “Abelardo Santos”, Bárbara Mascarenhas, reforça o compromisso e a dedicação da equipe de enfermagem. “Temos profissionais altamente qualificados, e que mantêm o compromisso do cuidado assistencial. Nossos enfermeiros e técnicos são fundamentais para todo o funcionamento do maior hospital público do Pará. A Semana da Enfermagem é um evento que visa valorizar esses profissionais e agradecê-los, pois a saúde no País depende deles também”, disse a médica.
Cuidado seguro- Com o tema “Empoderamento da Enfermagem como ferramenta de excelência na assistência: fortalecendo o cuidado seguro”, o evento terá ainda como foco dar mais autonomia e responsabilidade aos profissionais. “Este empoderamento deve envolver, além da assistência, os processos de tomada de decisão em todos os vários níveis de gerenciamento, e não somente em meras atividades cotidianas. Temos de observar o profissional, não apenas como um agente de operação, mas também de administração de situações e resoluções destas”, informou a diretora Assistencial do Instituto Social Mais Saúde, enfermeira Renata Oliveira.
O Hospital Abelardo Santos, unidade administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, conta com aproximadamente 800 profissionais, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, em diversos setores da unidade, como urgência e emergência pediátrica e obstétrica, ambulatório, centro cirúrgico, centro obstétrico, CME, serviços de diagnóstico, unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal, e unidades de internação clínica e cirúrgica.
Texto: Ascom/HRAS
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 29°
Chuva