O Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB) receberá o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), uma ferramenta de gestão pública integrada que permitirá o mapeamento e a organização de informações. O sistema reforçará o Sistema Municipal de Geoprocessamento (SIMGEO) do instituto.
O CTM é um recurso utilizado para gerenciar e registrar dados sobre propriedades e territórios de uma determinada região. Essencial para a administração pública, ele possibilita o cadastramento e a estruturação de informações sobre limites territoriais, uso do solo, infraestrutura e outros aspectos relevantes.
“Esse sistema contribuirá para o desenvolvimento urbano e sustentável de Canaã dos Carajás. Ele conectará a prefeitura às suas secretarias e órgãos municipais, garantindo que as informações fiquem centralizadas em um banco de dados. Dessa forma, fortaleceremos ainda mais a gestão pública integrada.”, afirmou o presidente do IDURB, Geam Meirey.
O coordenador de geoprocessamento e cartografia do IDURB, Valdir Gustavo, destacou que o sistema também auxiliará em mapeamentos estratégicos, como o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Foram identificados quase 1.000 imóveis com caixas d’água abertas. Muitas vezes, o morador não percebe que o reservatório está exposto, seja pela dificuldade de acesso ou por falta de informação. Grande parte das ações se concentra em lotes vazios e quintais, mas o perigo pode estar nas alturas, com caixas d’água destampadas. Com o novo sistema, conseguiremos repassar esses dados à Secretaria Municipal de Saúde para que intervenha e evite a proliferação do mosquito.”, explicou.
O CTM também permitirá o mapeamento de placas de trânsito, sinalização horizontal e vertical, facilitando o trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária (Semspuv). Além disso, auxiliará no processo de regularização fundiária, fornecendo informações detalhadas sobre os imóveis, como localização, status de regularização e tipo de procedimento adotado—se social ou oneroso. “Tudo isso estará acessível na tela de um computador.”, ressaltou Valdir Gustavo.
O IDURB receberá o sistema CTM por meio de compensação ambiental prevista no licenciamento ambiental de Sossego, operação de cobre do Grupo Vale, no município. A empresa responsável pela implementação será a Geodados. A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 3 de abril, às 17h, no auditório do IDURB.
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas