A possibilidade de novas pandemias voltou ao centro das discussões no Reino Unido. A Agência de Segurança da Saúde (UKHSA) divulgou uma lista de vírus que representam sérias ameaças à saúde pública e que podem desencadear crises globais no futuro. Entre eles, quatro já circulam no território britânico.
O levantamento foi feito com base na capacidade de transmissão desses vírus, na gravidade das doenças que podem causar e na vulnerabilidade do país diante dessas ameaças emergentes. O objetivo é direcionar pesquisas para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos antes que um novo surto global aconteça.
Doenças sob monitoramento
A lista divulgada inclui doenças já conhecidas, mas que podem ganhar maior impacto devido a mutações ou mudanças ambientais. Entre os principais riscos identificados estão:
A comunidade científica se preocupa especialmente com o impacto que um novo vírus altamente contagioso poderia causar. O professor Mark Woolhouse, da Universidade de Edimburgo, declarou ao Daily Mirror que uma nova doença similar ao sarampo poderia ser devastadora.
“Esse vírus seria impossível de conter, mesmo com um confinamento rígido. Além de ser mais letal, ele afetaria principalmente as crianças, ao contrário da Covid”, alertou Woolhouse.
Já Isabel Oliver, diretora científica da UKHSA, enfatizou a necessidade de colaboração internacional. “As doenças infecciosas não conhecem fronteiras. Com o impacto das mudanças climáticas e outros fatores, há uma grande variedade de agentes patogênicos que podem causar a próxima pandemia.”
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 31°
ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Chuva