Em relação à decisão do juiz Lauro Fontes, da Vara de Fazenda Pública e Execução Fiscal de Parauapebas, que suspendeu a ordem de despejo dos ocupantes da área pública ao lado do Lago Nova Carajás na última quarta-feira (02), a Prefeitura de Parauapebas reforça seu compromisso com o amparo social às famílias envolvidas e a organização do espaço urbano.
O terreno, com 54.106,52 metros quadrados, foi desapropriado em 2022 e, desde 2024, mais de 80 famílias passaram a ocupar a área. Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizaram o levantamento social das famílias encontradas no local e garantiram sua inclusão no Cadastro Habitacional do município, permitindo que possam participar de futuros programas habitacionais, conforme as políticas públicas vigentes.
Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), disponibilizou máquinas, equipamentos e mão de obra para auxiliar na desocupação voluntária. As famílias que optarem por sair podem solicitar apoio para a desmontagem dos barracos, bem como para o transporte de móveis e materiais.
A Prefeitura de Parauapebas segue acompanhando a situação e reafirma seu compromisso com o planejamento urbano e a busca por soluções que garantam moradia digna para a população. O município segue atuando com diálogo e respeito às famílias envolvidas, priorizando soluções pacíficas e humanizadas para essa e outras questões habitacionais.
Assessoria de Comunicação/PMP 2025
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva