A Operação Buraco Zero é uma iniciativa da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), destinada à recuperação e manutenção das vias urbanas da cidade. Lançada em 2 de janeiro de 2025, a operação tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e a segurança de motoristas e pedestres, priorizando ruas e avenidas com alto fluxo de transporte público e empresarial.
“Quero parabenizar a gestão por estar tomando providências, principalmente pelos buracos ao longo das avenidas do Cidade Jardim e de toda a cidade, porque as crateras atrapalhavam muito. Pelas dificuldades de acesso nos locais dos buracos, as pessoas já nem estavam mais passando por aqui, no meu caso na Avenida dos Ipês, porque realmente estava crítico. Eu tenho um estabelecimento comercial e a operação ajudou muito o retorno dos meus clientes”, avalia Wesley Santana, empresário do ramo alimentício.
As ações do governo municipal começaram pelos bairros considerados mais críticos como Cidade Jardim, Complexo VS-10, Nova Vida e Parque das Nações. No bairro Cidade Jardim, por exemplo, a Avenida dos Ipês, que é a principal via de acesso, passou por restauração completa, incluindo a remoção do asfalto deteriorado e aplicação de nova pavimentação de alta qualidade.
Recentemente, a operação foi ampliada para incluir a recuperação da Rodovia PA-160, especialmente no trecho próximo ao residencial Alto Bonito, seguindo com melhorias no bairro Nova Carajás, onde haviam várias crateras dificultando a passagem de veículos pelo local. Essas ações visam resolver pontos críticos e proporcionar vias mais seguras e acessíveis para a população.
Dentro dos 100 dias de governo, a Semob realizou ações que compreendem reconstituição e recomposição de pavimento com tapa buraco, serviço de pavimentação, sendo utilizados aproximadamente 10.248T (dez mil duzentos e quarenta e oito toneladas) de concreto asfáltico, bem como, cerca de 1.100m de execução de serviços de drenagem superficial e profunda.
Na parte de terraplenagem, foram movimentados quase 33.000t (trinta e três mil toneladas) de material para recuperação de base e sub-base de áreas que juntas formam cerca de 50.000m² (cinquenta mil metros quadrados). Foram realizados ainda, em torno de 1.200m (mil e duzentos metros) de drenagem superficial (meio fio e sarjeta).
Até o momento, foram atendidas mais de 60 ruas em aproximadamente, 19 bairros do perímetro urbano de Parauapebas: Beira Rio I, Beira Rio II, Cidade Nova, Cidade Jardim, Chácara do Sol, Da Paz, Jardim Canadá, Liberdade, Liberdade II, Maranhão, Parque dos Carajás, Paraiso, PA-275, PA-160, Rod. Faruk Salmen, Rio Verde, União, Nova Vitória, Nova Vida, Chácara da Lua e VS 10.
A Prefeitura de Parauapebas continua empenhada em expandir a Operação Buraco Zero para outras áreas do município, reforçando o compromisso com a qualidade da infraestrutura urbana e o bem-estar dos cidadãos.
“Nos últimos 100 dias de governo na Operação Buraco Zero, nós tivemos um avanço bastante significativo atuando praticamente em todos os bairros da cidade. Nós já fizemos um número superior a 50.000m² (cinquenta mil metros quadrados) do tapa buraco que vai girar em torno de quase 17 km de pavimentação, e a gente segue firme com as equipes sendo ampliadas no futuro logo próximo”, afirma Roginaldo Rocha, secretário de Obras.
Operação Zona Rural – Estrada para Todos
Em relação a Zona Rural do município, foi realizado e finalizado o serviço de manutenção com aplicação de revestimento granulado, recuperação e abertura de vias e rampas de acesso, manutenção de bueiros já existentes, regularização e limpeza de vicinais e taludes em trechos mais críticos e rotas escolares, as quais apresentavam riscos à segurança dos usuários e comunidade local, aumentando a probabilidade de acidentes nas vicinais.
As vias recuperadas correspondem a 120 km, se estendendo no acesso ao aterro sanitário, até as vicinais das vilas: Vila Três Voltas, Vila Carimã, Vila Pau Brasil, Paulo Fonteles, APA do Gelado, Vila Angelim, Comunidade Fazendinha, Vila Marinês, Cachoeira Preta e vicinal de acesso Parque das Palmeiras.
Outras cinco localidades encontram-se em processo de manutenção: vicinal Pé de Pequi, PA Araçatuba, Pé de Pequi (vicinal de acesso a balsa), PA – Machado, vicinal APA do gelado e PA Jardim.
Reportagem: Fábio Relvas
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuva