Jesus Fernandes, agricultor e criador de peixes em um sítio da zona rural da Vila dos Cabanos, no município de Barcarena, região do Baixo Tocantins, foi uma das pessoas que participaram da segunda edição do ‘Mutirão de Conciliação Ambiental no Estado do Pará’, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no período de 6 a 10 de março, de forma online e presencial. O objetivo foi a finalização de processos punitivos através da quitação de multas que ainda não tinham sido resolvidos.
A conciliação ambiental favorece os interessados para encerrar processos em aberto na Semas, com opção de desconto e parcelamento. A ação também visa à preservação e recuperação da qualidade do meio ambiente no Estado.
Jesus Fernandes, acompanhado da engenheira florestal Elivani Leite explicou que as atividades da agricultura e da piscicultura possuem Licença de Atividade Rural (LAR) concedida pelo município, mas que possuía pendências com a outorga. “A autuação da infração foi referente a outorga da água, não foram atendidas as condicionantes para autorização da utilização da água. A multa de R$ 32 mil teve um desconto de 30%, mais o parcelamento em 36 vezes, com pagamento da primeira parcela no início de abril. Agora, vamos apresentar um relatório anual com o consumo da água registrado em hidrômetro. O acordo foi bom”, contou o produtor rural.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva