A Polícia Militar realizou, na manhã desta sexta-feira (17), a aula inaugural do V Curso de Operações Especiais (V Coesp), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, com as presenças do comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior, e do titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado - responsável pela abertura da capacitação técnica, que deve durar 110 dias.
O curso teve 61 agentes de segurança pública inscritos, mas apenas 30 foram aprovados - 29 da PM do Pará e um da PM do Estado do Mato Grosso. A especialização tem carga horária de 1.460 horas/aula.
"Durante o V Coesp vamos preparar os policiais militares para atuarem em ocorrências extremamente perigosas, como novo cangaço, ações anti e contra bombas, atuações anti e contra o terror, atuações em pontos sensíveis, entre outros. É importante ressaltar, também, que é fundamental o candidato estar preparado nos aspectos físico, técnico e emocional", explicou o major Rocha, comandante do Bope.
Segundo o comandante do CME, coronel Araújo, "inicia hoje um curso macro, de grande relevância. É através do Coesp que o Bope, uma das nove unidades que integram o CME, aumenta e qualifica ainda mais seu efetivo. Os 30 candidatos selecionados para o V Coesp são experientes, já possuem outros cursos operacionais na carreira; não são aventureiros. Nossa torcida é para que concluam com êxito".
Investimentos- O V Coesp é a terceira qualificação oferecida entre os anos de 2019 e 2023 - período em que a unidade deixou de ser Companhia para se tornar Batalhão. Prestes a completar 30 anos de existência, o Bope está com a sede em reconstrução, no Complexo Operacional da PM, no bairro do Souza, e em abril deverá receber as novas instalações.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva