O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, além de oferecer atendimento para vítimas de traumas complexos e queimaduras, garante assistência odontológica para internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
“Os nossos pacientes são vítimas de traumas complexos. Em muitos casos, necessitam passar por tratamento intensivo e intubação, onde ficam sem condições de desenvolver atividades como a higiene bucal. O trabalho da odontologia age para identificar as necessidades apresentadas e oportunizar a intervenção”, informa Emanoele Paixão, odontóloga do HMUE.
Uma das principais portas de entrada de vírus, bactérias e outros microrganismos no corpo humano, a cavidade bucal necessita de atenção. De acordo com estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a higiene adequada associada ao tratamento dos pacientes internados tem potencial para reduzir em 21,4% o risco de morte.
“O serviço de odontologia em unidades públicas do Brasil ainda é uma realidade de poucos. Nós avançamos, e incluímos no nosso plano terapêutico individualizado e multiprofissional. Esse plano contribui com cuidados específicos na prevenção de infecções e diminuição do tempo de internação hospitalar”, afirma Clóvis Guse, diretor Assistencial do Hospital Metropolitano.
Hospital humanizado -Na unidade de saúde diversas atividades, entre projetos e ações, são realizadas para garantir qualidade na permanência do paciente, desde a admissão até a alta hospitalar. Entre os projetos e ações destacam-se o Reconexão, que promove encontros de internados de longa permanência com seus familiares; a gameterapia, com jogos digitais aliados ao tratamento, e o Ressignificar, que entrega mudas de plantas aos pacientes que recebem alta.
Abrangência- Pertencente à rede de saúde pública do Governo do Pará, e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano atua há 17 anos como protagonista na saúde pública do Estado, e mantém 208 leitos operacionais nas especialidades Traumatologia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Plástica, esta exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI para pacientes da Região Metropolitana e até de outros estados.
Somente em 2022, o HMUE realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais
Serviço: O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência fica na Rodovia BR-316, KM-03, bairro Guanabara, Ananindeua.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva