O Banco Central do Brasil anunciou nesta terça-feira (22) uma série de novidades que devem transformar o uso do Pix no país. A principal delas é o Pix Automático, previsto para ser lançado no dia 16 de junho, com a proposta de facilitar pagamentos recorrentes, como contas de luz e serviços de streaming.
A funcionalidade, que deve reduzir a dependência do cartão de crédito, permitirá que os usuários agendem pagamentos automáticos via Pix, uma alternativa que pode beneficiar milhões de brasileiros que não possuem cartão. A medida também pode ser útil em situações como clonagem de cartões, evitando a necessidade de refazer assinaturas após cancelamentos.
“Mais de 60 milhões de pessoas que não têm acesso a cartão de crédito vão poder assinar serviços como esses sem depender de cartão. Ou ainda continuar pagando normalmente, mesmo após cancelamento de cartão por clonagem”, explicou Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central.
Além do Pix Automático, outras funcionalidades estão previstas para os próximos meses. As inovações visam aumentar a praticidade e segurança das transações digitais, estimular o consumo e diminuir o impacto de fraudes.
Com essas atualizações, o Banco Central pretende consolidar ainda mais o Pix como principal ferramenta de pagamentos no Brasil, ampliando o acesso, a segurança e a competitividade do sistema financeiro.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva