Nesta quinta-feira (23), o Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou o primeiro encontro do projeto “Laços de Amor” de 2023, direcionado às gestantes. O projeto tem a finalidade de fortalecer, cada vez mais, as relações entre usuárias e equipe multiprofissional da unidade hospitalar aos apresentar as instalações do Centro de Parto Normal (CPN) e às equipes do setor, proporcionando um ambiente mais acolhedor, levando informações sobre a importância do aleitamento materno e as rotinas do HGT, proporcionando condições para que as gestantes conheçam os recursos disponíveis e mais seguros na hora do parto. A ação contou com o auxílio da equipe do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
Renan Aviz, enfermeiro obstetra e voluntário do projeto, explica que a visita das gestantes na maternidade, como ação dentro do projeto laços de amor, tem por objetivo facilitar o vínculo prévio das gestantes e seus acompanhantes com o hospital no qual ganharam seus bebês. “O projeto Laços de Amor torna possível uma aproximação das gestantes com os profissionais que prestam assistência, além de sanar dúvidas sobre o momento do parto e nascimento, amenizando assim medos e anseios que possam ter”, finalizou o profissional.
Além disso, compreende a diretriz de Acolhimento, comparecendo e sustentando a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre usuários e profissionais.
Maria de Nazaré, 27, participou do primeiro encontro do Laços de Amor de 2023, ela comenta que participar desse projeto foi de extrema importância para ela que está à espera do seu primeiro filho. “Poder ter uma base de como é o processo como um todo, além de ser possível a participação do meu parceiro, dá, com toda certeza, mais segurança no grande dia. Além de, claro, poder conhecer previamente todo o trajeto, os locais específicos para onde devo ir, podendo tirar as dúvidas com profissionais da área, evidentemente capacitados, e em tempo real, é realmente muito acolhedor”, comentou a mãe de primeira viagem.
Estrutura- O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.
Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva