Por unanimidade, dois projetos pedagógicos dos cursos de especialização para agentes de segurança pública do Pará foram aprovados na tarde desta terça-feira (07), na segunda reunião ordinária de 2023 do Conselho Superior de Segurança Pública (Consup), em plenária no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém.
Entre os cursos estão Especialização em Segurança Pública, na modalidade EaD (educação a distância) e Especialização em Defesa Civil, também na modalidade EaD, ambos oferecidos pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
A previsão de lançamento do edital é para junho deste ano. Serão oferecidas 50 vagas para cada especialização, e as aulas devem começar em agosto. Cada curso tem duração de dez meses, com carga horária de 360 horas e 11 disciplinas, além da apresentação de um artigo científico para conclusão das especializações.
Os cursos lato sensu integram a formação continuada oferecida pelo Iesp. A especialização em Segurança Pública tem como público-alvo o servidor efetivo do Sistema de Segurança Pública, enquanto a de Defesa Civil é voltada para servidores que atuam na Defesa Civil dos municípios e do Estado.
Além das duas especializações, foram aprovados o curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar; curso de Perícia de Explosões e Análise de Explosivos: procedimentos e técnicas; Curso de Análise de Manchas de Sangue: interpretações para local de crime; Curso de Cromatografia; Curso para utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA); Curso de Perícia de Acidente de Tráfego com Vítima Fatal e o Curso de Ferramentas e Softwares, utilizados na confecção dos laudos periciais.
Texto: André Macedo - Ascom/Segup
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva